#Curso_PEIn_TDMA2

 GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM SUPERVISÃO ESCOLAR 

DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL: Gestão do Trabalho Pedagógico em Supervisão Escolar

CURSO DE PEDAGOGIA  – 4º ano    CARGA HORÁRIA 40 h presencial   40h  online

PLANEJAMENTO E OBJETIVOS DO ENSINO

I. EMENTA

Fundamentos, princípios, concepções, abordagens, funções e atividades da Supervisão Escolar. Abordagens: Sócio-histórico-cultural e sistêmica da prática, visão crítica da supervisão. A formação e os desafios do Supervisor/Gestor nos processos da prática pedagógica do ensino e aprendizagem. Formação, inovações e desafios no exercício da gestão dos processos e da prática pedagógica no ensino e na aprendizagem. Principais componentes do trabalho pedagógico: planejamento em SE, currículo, avaliação, formação continuada e trabalho docente, métodos e técnicas.

II. OBJETIVOS

Objetivo Geral: Analisar a atuação e a abrangência da ação supervisora, considerando   experiências, possibilidades, aspectos de sua legalidade, proporcionando fundamentação teórico/prática nas metodologias ativas da aprendizagem.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a trajetória histórico/cultural, legislação, conceito, evolução e papel da supervisão escolar.
  • Relacionar as diferentes concepções pedagógicas com a prática da supervisão no Sistema Escolar Brasileiro.
  • Identificar as dimensões coletivas existentes no trabalho do supervisor escolar a partir da identidade e das relações estabelecidas entre as pessoas do ambiente de trabalho.
  • Pesquisar práticas inovadoras e posturas importantes para o melhor desempenho da atuação do supervisor.
  • Elaborar um Plano de Ação da Supervisão Escolar considerando sua prática educativa fundamentada nas metodologias ativas da aprendizagem.
III CONTEÚDO

UNIDADE I: A Supervisão e o Sistema Escolar Brasileiro
1.1 Trajetória histórica, legislação e evolução da supervisão escolar no Brasil.

1.2  Supervisão: conceituação, funções e atribuições do supervisor.

1.3 Concepções pedagógicas: a escola, o aluno, o professor.
1.4 A prática da Supervisão frente às diferentes concepções pedagógicas.

UNIDADE 2:  O Trabalho  em Supervisão
2.1 Dimensões politicas, administrativas e/ou pedagógicas do fazer em supervisão.

2.2 O trabalho pedagógico: características e as especificidades da Supervisão, Orientação e Administração.

2.4  Supervisão o registro e a avaliação

UNIDADE 3: Práticas contextualizadas da Supervisão
3.1 Conselho de classe
3.2 Reuniões pedagógicas

3.3  Relação supervisor-professor
3.4 Relação supervisor-aluno

3.5  Relação supervisão e família

3.6 A comunicação na prática da supervisão

IV METODOLOGIA 

Abordagens ativas, Abordagens colaborativas: Sala invertida e Peer instrucion (aprendizagem por pares ou por colegas) metodologia baseada na arte da perguntação e na interação.

Antes

  • Acolhimento e ambientação dos alunos na plataforma.
  • Avaliação diagnóstica- questionário utilizando o  clicker: Perfil dos alunos, experiências em atividades online, pré requisitos.
  • Definir tema principal , conceitos e objetivos.
  • Decidir sobre material (texto, vídeos ou sites) para estudo prévio.

Durante

  • Disponibilizar textos, vídeos/audios, links, mapas conceituais, coggle, e outros.
  • Exposição de questões conceituais em sala de aula.
  • Aplicação de atividade conceitual;
  • Informações das respostas;
  • Interação entre os estudantes. Introdu (debates, identificar pontos positivos, pontos a melhorar)

Após

  • Redefinição do caminho (da aula)
  • Reaplicação da atividade conceitual.
  • Apresentação e explicação das respostas.

Desenvolvimento das atividades

  • Os planos de aula serão elaborados inserindo atividades que envolvem tecnologia gradativamente.
  • Substituir as tecnologias tradicionais pelas novas quando for possível.
  • Aprofundar as habilidades interdisciplinar.
V. AVALIAÇÂO

As situações de avaliação buscarão continuamente, oferecer condições para que o aprendizado do aluno aconteça.

Avaliação diagnóstica – questionário utilizando o clicker: Perfil dos alunos, experiências em atividades online, necessidades e

Avaliação de Processo   Avaliação por portfólio

Avaliação do produto do aprendizado –  na perspectiva do aluno, dos colegas e do professor.

VI. REFERÊNCIAS
CARVALHO, Karina Lage de Andrada Santos. Supervisor educacional: articulador da educação de qualidade. In Perquirere: Patos de Minas: UNIPAM, 8(2):155-172, dez. 2011. Disponível em: http://perquirere.unipam.edu.br/documents/23456/54719/supervisor_educacional_articulador.pdf.COGGLE- Ferramenta assíncrona de colaboração
https://coggle.it/diagram/5632cfac3fd3fb8f50c93071#_=_/d8cc287d78c9f7dcc25c918937b986e1c32ac31dbc2afe0fa4d2e0ca0dd919adMORAN, José. MUDANDO A EDUCAÇÃO COM METODOLOGIAS ATIVAS. [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015, p. 15-33. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 06/10/2015.OLIVEIRA, Jelson Roberto. Peer –instruction- Metodologia Ativa no Processo Ensino Aprendizagem. PUC do Paraná. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xvOvpE_jmjI. Acesso em 22/08/2015.PAVAN, Rafael; BECCARI, Marina, M. B. Supervisão educacional: uma abordagem a partir das produções acadêmicas. In X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.    Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/378-0.pdf. Acesso em:

Dúvidas ou questionamentos sobre o tema favor enviar via e- mail angelasilvacampos23@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s